O papel da orquestra

Nos ballets das grandes companhias que eu vejo, eles usam orquestra ao vivo.  Me diz: quanta gente presta atenção nela? Ora, quase ninguém, porque há um show “maior” no palco.

Eu, às vezes, presto – nas aberturas, principalmente, quando geralmente eles mostram a orquestra. Como amante de música clássica desde nova, eu admiro profundamente – tanto os compositores quanto os musicistas.

E, qualé, eles também ensaiam pra caramba. E também existem, assim, os “corpo de baile” e os “solistas”, né? É tudo como um ballet, porém apenas tocado. E o que seria da história contada sem a música para… hum… aumentar a sensação, o sentimento passado? Ham?

De todas, o meu favorita é o tema de O Lago dos Cisnes, a abertura do segundo ato. E a que eu acho que mais passa o drama de todo esse ballet é o final (que pode ser bom – êxtase – ou ruim – desepero).

Eu vou postar esses dois pela Orquestra Filarmônica de Israel, na batuta de  Wolfgang Sawallisch.

Tema (abertura do segundo ato), Moderato

Cena Final, Alegro Agitato, Moderato

É emocionante. Incrível como a música transmite pra gente.

°°°

É um sonho muito frustrado de tocar numa orquestra. Primeiro violino, claro.

15 comentários em “O papel da orquestra

  1. Podem me jogar tomate, mas acho a música mais importante do que a dança. Sem ela, a dança não existe. Quando eu disse isso uma vez, comentaram no blog que há dança sem música, pois há espetáculos contemporâneos assim. Agora, me diz, qual a graça? Acho que os movimentos seguem a música, não o contrário. E orquestra é um caso a parte: acho que ninguém, no mundo, deveria morrer sem ver uma tocando ao vivo. Ninguém.

    Beijos.

  2. Por acaso, sempre que vejo um ballet ao vivo tenho uma admiração enorme pela música, é uma sensação completamente diferente. É claro que também presto atenção a isto porque o meu bisavô estudou no Conservatório de Paris, e fui maestro e oboista ( oboé) internacionalmente. mas, acho quea musica é toda uma coisa que nos envolve!
    As minhas preferidas dos bailados é do Lago dos Cisnes, Coppélia e Giselle… Adoro estas, mas também gosto bastante d’outras… Sendo que a minha composiçao preferida é Prelude from Bach’s Cello Suite No. 1 .Amo.

    E, como vão suas pontas. ela sempre encomendou as Performance ou outras mais indicadas? Va dizendo como tudo corre.
    Beijo

  3. Cássinha, a diretora já me disse de um bailarino (acho que foi Baryshnikov) que dançou ao som das batidas do próprio coração (ou algo assim). Achei meio esquisito.
    É tão bonito quando os passos e as músicas estão juntos, quando parece que um forma o outro e vice-versa… não é?

    Orquestra é o seguinte: lindo de morrer! Meu ex-professor de violino toca na filarmônica aqui do estado, e me prometeu entradas para os concertos, que acontecem toda quarta – no horário da minha aula. Um dia eu vou faltar e vou vê-lo tocando.

    °°°

    Fica, assim, mais real, você não acha, Ines? Lindíssimo! Nossa, que chique seu avô! Eu acho oboé muuuuito lindoo! (peraí: você ou seu avô foi oboísta?)
    A música de Giselle também é encantadora, tanto que eu tô com uma variação da Myrtha na cabeça que não sai por nada!

    Ines do céu, esse prelúdio é coisa de outro mundo (pra quem ficou curioso, aqui.)!!

    Bom, as pontas eu já pedi, mas a diretora não me disse qual foi a que ela escolheu. Ainda não chegaram. Vou dizer tudinho sim, podexá!

    Beijocas, moças!

  4. Concordo, Cyndi. Foi meu avô, enganei-me :S. Ahha, também adoro música de Giselle, aliás éo meu bailado preferido (!)

    Eu adoro essa musica, tanto que tenho uma amiga minha que quer ser violoncelista e anda no conservatório de música, que já lhe disse que vou fazer uma coreografia para o préludio.

    Ok, mas vá contando!
    Beijocas

  5. Com certeza, o que seria da dança sem a música?
    Aliás, eu acho que teatro, dança e música está tudo interligado… Pra ser perfeito, um precisa do outro sem exceção de nenhum!
    Beeeijos

  6. Eu tive a boa sorte de poder assistir ao Lago dos Cisnes com o Mariinsky/Kirov agora no começo do mês. Minha segunda maior felicidade ao comprar meu ingresso para ver foi ver que teria orquestra! E só porque a 1a obviamente foi a oportunidade de ouro de Lago+Mariinsky, heheh!
    E vou te falar, o momento em que mais me emocionei foi quando a orquestra tocou a introdução. Cortinas fechadas, só um ponto de luz no centro e a música… Mágica.
    Tchaikovsky foi um gênio e, pra mim, o Lago dos Cisnes é sua obra-prima.

    Minha favorita é do Pas de Six, que está logo no começo desse video com a Yuhui Choe (de longe meu cisne favorito, btw)

    Esse crescendo que vem e vem… Parece que atravessa meu corpo. Ok, fica meio besta escrito assim, mas a sensação é essa, parece que a música cresce como uma onda e me leva junto. Sempre me emociono.

    Pena que não tocaram dessa vez lol ;-;

  7. Ei, Dani!
    Nossa, sortuda mesmo! Ah, se eu morasse aí…
    Esse momento que você falou é emocionante mesmo. Dá uma coisa na gente, impressionante! E Tchaikovsky é o meu compositor favorito!!!

    Olha, esse pas de six eu nunca tinha visto em nenhuma montagem que assisti, acredita? Nem o pas de six nem a Yuhui Choe (já tinha visto ela no pas de trois pela Royal, linda de morrer)

    Eu entendo… tem uma música no final, mas eu não achei, que eu baixei tava “Valse Bluette”. É linda, lindíssima! Amo amo! (só achei neste vídeo gigaante, que começa mais ou menos em 1h e 43min – e uns segundos)

    Beeijocas!
    p.s: o quê não tocaram? Esse pas de six?

  8. Sabe que eu não lembro dessa música no CD que tenho? Mas pode ser também porque eu presto mais atenção nas mais dramaticonas, tipo a que toca logo antes dessa, heheh!

    Então, eu assisti lá em BH — mas imagino que foi o mesmo nas três capitais — e eles reduziram a 3 atos, sendo o maior o mais longo (combinando os Atos I e II), então acho que pra isso fizeram algumas alterações ou escolheram músicas mais curtas pra algumas cenas… Sei lá! Não sei o que aconteceu, mas não tocaram o Pas de Six que eu tanto amo!

    Eu já tinha visto o Pas de Six naquele “filme” antigo com a Plisetskaya, no último ato, num momento tipo reconciliação de Odette e Siegfried. Tinha esperança que fosse ali, mas não… Acho que foi essa mesma música do vídeo, você teria gostado!

    Ah, obrigada pelo vídeo! Já aproveitei e salvei!

    Beijos!

  9. Eu notei porque gosto de músicas mais tristes, e mais alegres, nada “meio”!

    Imagino meio esquisito O Lago em três atos… Mas mesmo assim, Lago é Lago, né? Pois eles devem mesmo ter alterado, pra dar tempo (eu acho!)
    Esse “filme” eu nunca vi, tem um link? 😀

    Bom, não por isso!

    Beeijocas

  10. Nossa, que leitora desnaturada, meio mês pra responder! Isso que dá inventar de fazer pós-graduação…! D:

    Então, eu baixei pelo torrent. O link não tenho, mas o nome do arquivo era “Swan Lake (1957) – M. Plisetskaya & N. Fadeyechev”.

    E aproveitei o vídeo que vc passou pra salvar pelo keepvid.com! (:

  11. Ih, se preocupa não! Uau, pós, já? De quê?

    Como não sei o que é torrent (nível de tecnologia: 0), eu procurei no YouTube. Quem quiser ver também, aqui a primeira parte.
    Prometo que vou reservar um tempinho pra assisti-lo, depois te conto ;)?

    Beijocas!

  12. Aheuaheua! Não se preocupe, eu também levei muito tempo pra entender e mais ainda pra me prestar a aprender a usar o torrent…

    Torrent é… Em termos bem gerais, tipo um Napster da vida (se é que você ainda pegou o tempo do Napster). Você baixa um programinha de torrent (eu uso Vuze, antes usava o µTorrent) e procura o que você quer, até no Google mesmo. Quando encontrar, abre um arquivinho torrent que vai fazer o programa vai baixar o arquivo de verdade todas as pessoas que o tem e conectadas no momento. Basicamente, é isso.

    Ah, eu faço pós em Zoologia. Estudo a “árvore genealógica”, digamos, de um grupo de sapinhos :3

  13. Aaaaaaaaaaaaaaah! Entendi (viva a super Dani!)
    Só não sei se saberia usar, mesmo parecendo simples. O jeito seria pedir pra minha irmã me ensinar, hihihi!

    Olha, parece difícil – mas legal – o que você faz!
    Boa sorte!

    Beijocas!

Comenta. É grátis! :-D

