Grisi?

Quando eu pegeui minha primeira sapatilha de ponta (oum.), eu li o nomezinho dela e não achei estranho… Grisi

hum…

Ah! Pas de Quatre! CARLOTA GRISI!

Tão bom quando a gente lembra de uma coisa que tava tentando lembrar a tempos! Pois bem:  fui lembrando, lembrando… e não é que lembrei de outra? Fanny! Fanny Cerrito! E também a Cerrito, da Capezio.

Mas não tem nenhuma Marie Taglioni e nenhuma Lucile Grahn, tem? Eu, pelo menos, nunca vi!

Então, bora ver as moiçolas?

 Minha sapatilha, Marie Taglioni, Lucile Grahn (atrás) e Fanny Cerrito.

Quem não conhece, tá aqui:

A lá Trockadero

MT: Ida Nevasayneva (o narigudo);  LG: Sylphia Belchick (o baixinho);  CG: Colette Adae (o menos pior de mulher);  FC: Gerd Törd (o que sobrou, o ruivo).

A lá nada – não sei quem é quem, mas tem: Eva Evdokimova,  Ghislaine Thesmar, Carla Fracci e Alicia Alonso.

Pas de Quatre foi coreografado por Jules Perrot, em 1845. Foi um WOW, porque reuniu as quatro melhores bailarinas daquele tempo. Magina! Se fosse atualmente, quem seriam as bailarinas? Mas tem que assistir pra saber qual variação é a cara de quem. Se não, não vale!

Para facilitar: a ordem das variações é esta: Lucile Grahn, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Marie Taglioni. É por ordem de idade.

°°°

Vou contar, hein! Minha sapatilha fez muito juz à coreografia! Minha cara.

Comenta. É grátis! :-D

