Tuturiais*

Já confessei aqui meu amor por tutus. Já confessei que sou nerd.

Desde que passei a desenhar, no ano passado (e já tenho uma pasta cheia!), eu passei a ter uma curiosidade enooooorme de como fazem tutus. Daí saí pesquisando a torto e a direito por tutoriais.

Foi um pouquinho difícil, porque a maioria era de tutus sem costura, uns que dão “nós de tule” em volta de um elástico. Eu queria o de verdade.

Então, pra facilitar alguém por aí, vou juntar aqui os que eu achei. Aaah, há alguma leitora aqui que costure? Porque se ela achar que os coisos não estão suficientes, pode mandar a dica pra gente =D. Tô doida pra aprender a costurar!

°°°

(Obs.: a maioria está em inglês, mas nada que um tradutor online não resolva)

Sites e Tutoriais

TutuToday
Um site muito bom, mas que foi hackeado e está voltando aos poucos. Mas alguns post já estão de volta, e são bem legais:

eHow
É um site cheio de tutoriais para um tudo. Os para tutus são bem básicos, mas podem vir a calhar:

Tutu.Com
É o site de uma escola de tutus. Neste link há uma lista de um kit para fazer um tutu.  Talvez alguma informação dali seja importante. Ou, quem sabe, comprar o kit, né? hehe

The Last
Este post específico fala sobre uma escola de tutus, também, e dá umas dicas legais.

The Tutu Room
Essa pessoa faz mais que tutus, mas tem um tutorial que eu gostei bastante: do corpete.

Inspiring Tutus
Um blog com dicas também. Tem vários posts.

News from costume shop – Oregon Ballet
Esse foi o tutorial MAIS COMPLETINHO que eu achei sobre a saia. Sério.Tem fotos grandes, passo a passo…

Páginas no Facebook
Tutu.Com – página da escola de tutus de verdade. o/ haha. Tem dicas e uns videozinhos.
Cleuza Torres Figurinos – inspirações
 The Wardrobe Shop – inspirações
Ciao Bella Tutus – inspirações
Kathleens Tutu Atelier – inspirações
 Class Act Tutu – inspirações
Tutus Divine – não é página no face, mas também serve de inspiração porque são lindos demaaais!

Vídeos
Pleating a tutu – ensina a fazer a prega do tutu, que é dupla.
Quilting your dance tutu – ensina a costurar as camadas juntas.
How to make a tutu stiff (pancake tutu) – não é “profissional”, mas ensina a colocar uma aro improvisado no tutu. (+ Black Swan e White Swan)
Nos próximos vídeos não ensinam diretamente, mas eu acho que dá pra pegar algum detalhe importante, ou sei lá.
Creating Classical Tutus for Pittsburgh Ballet Theatre’s Swan Lake
New York City Ballet – Recreating a Tutu
The Nutcracker – Making of Tutus 

Informações gerais que consegui captar sobre a saia:

  1. Tem de 12 a 14 camadas;
  2. O tamanho das camadas varia de 5 cm a 30 cm (+ ou -). As camadas são costuradas na basque com as menores em baixo e as maiores em cima, em ordem crescente, claro;
  3. A distancia entre as camadas no bodice é de menos de um centímetro, acho. Sei lá, tem que dividir a parte da basque (desde as pernas até a altura da última camada), e colocar todas as camadas lá;
  4. O aro do tutu é colocado, geralmente, na 8ª camada. (contando da menor pra maior);
  5. O tutu sino pode ter aro ou não. Essa parte eu não entendi muito bem ainda;
  6. O tutu powder-puff (ou Karinska), pelo que eu entendi, é mais curto e tem mais camadas, além de as camadas não serem costuradas juntas para dar um aspecto mais suave;
  7. Dá pra medir o tamanho da última camada ficando em um retiré en dedans, então mede a coxa até o começo do joelho (acho que é aí mesmo);
  8. Você vai usar muuuito tule.

°°°

Isso foi tudo o que eu consegui juntar, gente. Quem tiver mais, compartilha com a gente! o/

°°°

* Tuturiais: foi uma tentativa de piadinha com as palavras “tutu” e “tutorial”. hunf.

7 comentários em “Tuturiais*

  1. Cyndi, que post incrível! Sempre quis aprender a fazer tutus, embora não tenha habilidade para costurar. Abri alguns links, depois verei tudo com calma (e amanhã esse link vai para o grupo de discussão!).

    Beijo imenso.

  2. Me indique um curso, pra tu tu profissional, achei um curso nos EUA, mas me indique um no Brasil, e queria saber sobre curso de adereços de cabeça

Comenta. É grátis! :-D

