quebra-nozes?

nessa época de natal? cê jura? que original, hein, Cyndi?

Ahá! Mas você não contava com minha astúcia!

Hoje eu vi esta fota no tumblr:

Mas na legenda tava “Bayerische Staatsballett in The Nutcracker”. Querida, olha só: já assisti a milhares de montagens desse ballet e sei a história de cor e preto e branco e salteado, e essa parte não é do quebra-nozes não! Daí, o que eu fiz?

Youtubei. E olha o que eu achei:

Wooooooow! Totalmente diferente do que a gente conhece e parece ser divertidíssimo! Então fui atrás da história (no site do Bayerische Staatsballett e do Hamburg Ballet).

Essa versão é de John Neumeier. E não é um conto de natal (/xocada). É o aniversário de 12 anos de Marie. Não tem floquinhos de neve, nem fada açucarada nem quebra-nozes que vira gente. Tem quebra-nozes, mas ele não melhora de vida e vira homi. Drosselmeyer é o professor de ballet da irmã de Marie, Louise. Fritz, outro irmão, é cadete, e chama seus amigos e o lídes deles, Günter, para a festa. É  Günter quem dá o quebra-nozes a Marie, e Drosselmeyer dá sapatilhas.  Mas Marie não dança muito bem…

Tá tudo trocado já, mas, OK, tá legal. Aí muda tudo: quando o povo da festa vai embora, todo mundo vai dormir e blablá, Marie desce e calça as sapatilhas. E dorme. E sonha, só que não é com ratinhos nem nada, e sim com os bastidores do tetro que Louise dança. Aqui que é a cena da foto lá de cima! E dessa outra aqui que eu acho bárbara:

539555_590373514319685_1468648372_n

No sonho, Marie é solista do “Court Theater”. Depois o palco é arrumado para a apresentação. E aí volta a ser como antes? Não mesmo. Se não foi até agora, por que seria?! Mas é parecido: há os divertissements, porém com outros nomes. Jardim Vivo (Valsa das Flores), A Menina Bonita de Granada (Chocolate Espanhol), A Filha do Faraó (Café Árabe), Esmeralda e os Clowns (Mãe Bombom), O Pássaro Chinês (Chá Chinês), Pas de Quatre (Marzipãs), Variação para Homens (com a música da abertura), um pas de deuxzinho de Drosselmeyer e Marie, Os Tenentes (Dança Russa), e, por fim, o grand pas de deux de Louise e Günter (Fada Açucarada e Cavalier). Mas é Marie que dança a variação da fada açuc opa feminina. OK. Aí a Louise dança também. Unf.

Então chega a apoteose, a parte que vai todo mundo pro palco e vira uma loucura loucura e: tudo some, e Marie é acordada por sua mãe. pô mãe!

Eu consegui mais três vídeos dessa versão maravilinda, porém é da parte dos bastidores já (ou o sonho). É uma gravação antiguinha, mas acho que vale a pena: Nutcracker, Nutcracker 1, Nutcracker 2.

Boas festas pra vocês!!

Anúncios

3 comentários em “quebra-nozes?

  1. Cyndi, fiquei encantada com esse Quebra-Nozes diferente, verei todos os vídeos. Mas antes de assistir, preciso dizer: parabéns por colocar a soberba na mochila e pesquisar para saber se era verdadeira ou não a legenda que você leu. A maioria das bailarinas torceria o narizinho e brigaria dizendo que não era Quebra-Nozes de jeito nenhum! É assim que a gente aprende (e descobre coisas lindas como esta!).

    Beijos, um Natal lindo e um 2014 incrível!

  2. Cyndi! Que massa! Achei super original, não assisti o vídeo todo, mas amei essa coreografia pra valsa. Só o pas de deux que achei muito acadêmico, mas devia ser essa a proposta, né? Enfim, agora tô pensando em altas histórias loucas para as músicas do Tchaikovsky. Hahaha. Há um universo de possibilidades. 🙂

  3. hehe, Cássia, eu gosto de achar coisas novas, então quando vejo algo do tipo, vou correndo procurar! 😀

    Jinnye, dá pra fazer uma porção de coisas, né? 😀

    Beijocas, meninas!
    ótimo fim de ano pra vocês!!

Comenta. É grátis! :-D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s