Chá das quatro

Um teeempo atrás, fiz um post sobre o Pas de Quatre que eu 1. amo 2. gosto de imaginar o babado que foi na época 3. queria dançar tudo 4. partilho o sentimento com mais três amigas – unidas pela dança – de que nós deveríamos dançar juntas, cada uma já encaixadinha nos papéis.

Esse ballet foi criado em 1845, reunindo as maiores bailarinas do tempo: Marie Taglioni, Fanny Cerrito, Carlotta Grisi e Lucile Grahn (que foi chamada pra substituir uma recusa da maior rival das quatro, Fanny  Elssler).

(Todo mundo era meio rival, na verdade, oloko)

Nessa época, as bailarinas eram idolatradas. Imaginem a briga de egos! Imaginem o frisson da estreia! As coreografias foram criadas pra exibir o melhor de cada uma. Pra não ter briga, foram ordenadas por ordem de idade, da mais nova para a mais velha. O figurino é praticamente igual, só mudam as flores no cabelo, imagino que pra facilitar a identificação, e que a Taglioni usa joias.

Nesta versão, a bailarina não usa:

Esse vídeo está completinho, com as variações e a coda, mas eu também vou postar s variações separadas pra ficar mais fácil. Aqui, aqui e aqui outras filmagens, com bailarinas brilhantes de outras épocas.

Lucile Grahn

A bebê do grupo, prodígio. A variação é bem serelepe!, tem muito entrechat quatre e é muito vívida. Essa seria eu, a mais novínea das quatro.

Carlotta  Grisi

Gosto dessa variação, é uma delicadeza! E bem difícil também, hehe. Dizem que ela foi uma grande intérprete de Giselle e creio que essa variação é bem a cara da camponesa mesmo, alegre e doce!

Fanny Cerrito

Olha que dó de variação curtinha (mas gostosa) e ainda divide um comecinho com as outras. Mas ela devia ser muito musical e ter saltos lindos, porque a variação pede. Ah, ela foi muito reconhecida como coreógrafa também, uma proeza pra uma mulher daquele tempo!

Marie Taglioni

“Dona” da coisa toda. Não vou com a cara dela MAS o figu tá show de bola! Queria colarzinho de pérolas também. </3 É a variação que menos gosto, hehe. Como ela foi muito reconhecida pelo papel em La Sylphide, a variação parece uma extensão da atuação dela.

E então, pessoas, o que vocês acham que aconteceu? Será que teve muita intriguinha? Ciúmes? Eu, se fosse a Fanny, não ia gostar de ter um variação menor assim… porque será que só a Taglioni usa pérolas?

Sexta-feira no globo repórter

°°°

Migues, as vidas delas foram muito agitadas, pelo visto. Os links nos nomes (todos em inglês) tem uns detalhes bem legais e eu tô é chocada.

°°°

Cooontem qual seria a variação de vocês pra gente montar outros castings! Hahah

Vale você e três amigues de verdade, ou três bailarinas famosas, ou quem você queria que reunissem hoje.

Eu reuniria minhas bebês do Royal, hehe, não é novidade! ❤

Anúncios

4 comentários em “Chá das quatro

  1. Eu quero é saber pq Fanny Cerrito e Carlota Grisi viraram sapatilha de ponta e Marie Taglioni e Lucile Grahn não.
    Gosto da variação da Fanny! Acho que dançaria essa, adoro saltos hehe (minha meta de vida é saltar à la Natalia Osipova).

Comenta. É grátis! :-D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s