Destrinchando Giselle VI – Documentário Investigativo: Myrtha, Zulma e Moyna

Myrtha

Né possível que ninguém vocês não tenham se perguntado por que a Myrtha é a rainha das wilis.

Marie Agnes Gillot como Myrtha pelo Paris Ballet, foto de Icare

A história dela não é contada claramente em nenhum lugar que eu procurei. Há teorias de que ela é a rainha porque ela era rainha ou nobreza em vida. Ou será porque a morte dela foi a pior? Ou ela é mais malvada que as outras e se colocou na liderança? Será que teve votação? Ela é a mais velha?

Myrna Jamus, uma prof muuuito entendida de ballet – uma pessoa com repertório e referência vastos – me passou umas informações bem legais. Entre elas, disse que a Nora Esteves, do Teatro Municipal, contava que a Myrtha era a rainha porque a maldição começou com ela. Oloco, bixo.

Tatyana Terekhova como Myrtha pelo Kirov Ballet

E sabe aquele galho que a Myrtha carrega e meio que funciona como uma varinha/cetro? É um galho de murta (que parece a palavra morta, hein?). Em alemão, myrte, e PROVAVELMENTE daí que vem seu nome. Outra coisa: a planta murta é símbolo do amor e do casamento. Chora, bb, eles pensaram em tudo!

Ah, sim! No post anterior, quando eu falava acerca do suicídio, e de Giselle ter sido enterrada em solo “não sagrado” e desprotegida das wilis, me veio à mente se todas as wilis se mataram, por isso não encontram o descanso eterno e vagam pela noite… creio que sim, então faz mais sentido ainda Giselle ter se matado mesmo.

Neste relato, a bailarina Elana Altman, solista do San Francisco Ballet, conta que encara a amargura e ódio de Myrtha como máscara pro seu coração partido -afinal, ele é uma wili também. A diferença de Myrtha pra Giselle é que esta foi capaz de perdoar, enquanto aquela alimenta seu rancor há sabe-se lá quantos anos…

Vamos passear na floresta enquanto as wilis não vêm…

Como rainha, Myrtha dá a sentença ao TOLOS homens que cometem a BURRICE de ir pro meio da floresta de noite (sério, gente. quem faz isso?), e, pelo visto, todos ou dançam à exaustão, ou são jogados no lago pelas suas assistentes, Zulma e Moyna, porque homem nenhum presta. #boilixo

Myrtha precisa de um abraço forte e de muita terapia.

°°°

Zulma e Moyna

Mas conhecidas como “QUEM?”. Acreditem ou não, aquelas duas semi-solistas do segundo ato têm nome, shock. E têm “história” também!

História entre aspas, porque, assim como de Myrtha, não achei muita certeza:

Aqui diz que Zulma se matou pulando de um penhasco, então sua variação é cheia de saltos, e Moyna se afogou, por isso sua dança parece presa à corrente do rio. Mas essa fonte indica que Moyna era uma odalisca e Zulma era uma bayadère, e assim que as variações delas são meio temáticas. O que não exclui a possibilidade do suicidio de ambas e as variações/personagens serem uma mistura desses fatos.

Emile Cozette como Zulma e Laura Hecquet como Moyna pelo Paris Ballet (a partir dos 3:19)

Também há francesas e alemãs na parada. Ao que parece, então, o segundo ato reune wilis de vários países.

As wilis são internacionais, fia. Juntou todo mundo no túmulo de Giselle e.. peraí. Se elas são de outros lugares, por que tava todo mundo JUSTO na aldeia de Giselle?

Provável que pra saudar a nova integrante. Porque se não seria puta sorte as wilis serem do mesmo cemitério. E também puto azar nascer numa vila cheia de macho otário.

Então as wilis são itinerantes também?  Heheh

Acho chique.
“- Onde a gente vai atormentar os novinho hoje?
– Ai, menina, não sei… Bora pra Alemanha de novo.
– Ah, não, cansei de lá! Bora pra um país mais quentinho.
– Brasil?
– Partiu.”

Anúncios

2 comentários em “Destrinchando Giselle VI – Documentário Investigativo: Myrtha, Zulma e Moyna

  1. REFLEXÃO:
    Moyna era uma bayadère. Cês já viram esse termo em outro lugar né? (OLHA SÓ, MAIS UM BALLET COM BOY LIXO!)
    Então a Nikiya virou uma Willi também?
    Bom, pelo que a Cyndi encontrou de fontes não, já que a Nikiya não cometeu suicídio. Ela deve ter sido enterrada em solo sagrado e por isso foi pro Reino das Sombras.

Comenta. É grátis! :-D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s